terça-feira, janeiro 09, 2007

73% dos adultos portugueses nunca fizeram o teste da Sida


Estudo desenvolvido pela Coordenação Nacional para a Infecção VIH/sida e pela Apifarma revela que apesar de um reconhecimento da SIDA enquanto problema de saúde pública (89,5%), a maioria da população portuguesa nunca realizou provas para a detecção da infecção VIH/sida. Apenas 26,5% dos inquiridos referem já ter feito o teste da SIDA, sendo que destes 47% o fez por iniciativa própria. Numa acção de esforço para alterar esta realidade, e criar rotinas de rastreio, a APIFARMA e a Coordenação Nacional para a Infecção VIH/SIDA – Alto Comissariado da Saúde, acabam de assinar um protocolo de cooperação do qual irá resultar uma campanha de sensibilização no âmbito do diagnóstico da infecção VIH/sida.

O estudo teve como principal objectivo avaliar a percepção dos portugueses em relação à SIDA, o grau de preocupação com o problema, formas de transmissão, reconhecimento do risco inerente e conhecimento das plataformas de apoio e informação sobre o vírus. A generalidade dos inquiridos (89,5%) demonstra reconhecer a infecção VIH/sida enquanto um real problema de saúde pública e 85,1% afirma preocupar-se de facto muito com este problema.
O posicionamento dos inquiridos face à realização do teste da SIDA reflecte-se ainda no que respeita a quem deve realizar o diagnóstico. 47,3% da amostra considera que toda a população deveria fazer o teste, sendo que os restantes inquiridos consideram que devem ser apenas os toxicodependentes e a população mais vulnerável a realizá-lo. O estudo levado a cabo pela Marktest analisou ainda o conhecimento dos inquiridos face aos Centros de Aconselhamento e Detecção Precoce do VIH (CADs), verificando um crescimento do número de pessoas que estão informadas sobre estes locais, face a 2005 (57,7% em 2005 e 61% em 2006).

Para Henrique Barros, Coordenador Nacional para a Infecção VIH/sida, “A criação de uma rotina de diagnóstico na população, além de constituir uma acção preventiva à transmissão do VIH, permite também tratar mais cedo, conseguindo-se assim maior qualidade e esperança de vida nas pessoas VIH positivas, bem como obter um conhecimento epidemiológico da doença mais próximo da realidade”.

97,5% da amostra refere ainda as relações sexuais desprotegidas como a principal forma de transmissão do VIH, destacando-se o facto de ainda existirem preconceitos face à forma de contágio, tendo 5% indicado o aperto de mão e o abraço como uma forma de transmissão.

A SIDA, provocada pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (VIH), entra no organismo através do contacto sexual desprotegido com uma pessoa infectada, contactos sanguíneos, e da mãe infectada para o filho, apesar desta última forma de transmissão poder ser evitada mediante diagnóstico e tratamento precoce. Ao entrar no organismo o VIH ataca o sistema imunológico, tornando a pessoa infectada (seropositiva) permeável a outras doenças, as chamadas infecções oportunistas.

6 comentários:

AEnima disse...

Isto esta muito vazio... com a nossa arara a recuperar ninguem mais se lembra! Enfim... eu venho ca todos os dias ver se ha algo novo, just in case.

Beijoca

AEnima disse...

Ah... uma coisa que estava para te pedir e ia-me esquecendo outra vez. Tu fundaste a associacao positivo, certo? Gostava de por o link para la no meu blog. Qual eh o url mais apropriado? Eh essa a associacao ou outra? Eu ja li umas coisas sobre ti na net, entrevistas que deste, etc etc. Ja foi ha algum tempo. Parabens pela coragem e pela luta por todos!

125_azul disse...

Atão, atão??? Não há mais postas? Precisamos de ti! Beijinhos

AEnima disse...

vim so dar beijinhos e abracos! Dizer que temos saudades tuas, e esperamos que esteja tudo bem contigo! BEIJINHOSSSSSSSSSSSSSS

AEnima disse...

Ola

Ca venho eu de novo... so dar um "arzito da minha graca". Tinha ideia que ja tivesse pedido o teu e-mail algures nos comentarios, mas nao. O blogger andou ai avariado e apagou tudo o que escrevia.

Aconteceu uma coisa boa. Uma descoberta sobre uma propriedade do sangue das pessoas que sobrevivem ao virus do VIH durante muitos anos, que pode vir a ajudar para uma potencial cura do problema. Soube das novidades por mail, de um colega nosso bloguista, muito especial tambem, e queria fazer-te forward... caso ainda nao conhecas a noticia. Sou eu que sou distraida ou nao tens o teu e-mail aqui? Da-mo por favor, acho que ias gostar de saber.

Mil beijinhos

O meu: correio_banal@hotmail.com

Anónimo disse...

Olá a todos, descobri este blog e acho-o interessante por abordar o tema VIH, mas está um pouco vazio. Eu estou agora a passar por esse drama, estou na pior fase da minha vida, pareçe que o mundo desabou em cima de mim, estou desorientado e sem saber o que fazer, também estou a pensar fazer um blog para tentar colocar lá alguns dos meus desabafos, já que sou uma pessoa reservada e estou a passar por isto tudo sozinho sem apoio de ninguém, é não contei a ninguém nem amigos, nem família, tenho receio da reacção deles e também não os quero fazer sofrer. Enfim isto é apenas um desabafo de quem está mal, desculpem estar a ser tão negativo mas o momento é isso mesmo, se houver alguém com o mesmo problema mas que já tenha passado esta fase, talvez possa dizer algo que me conforte. Obrigado