quarta-feira, outubro 25, 2006

A vida tal como ela é


Vihver é um local para se falar desta questão do vih e de que forma este vírus nos afectou a todos, directamente ou indirectamente, pois nenhuma sociedade ficou imune a esta doença. Todos nós que somos infectados ou afectados por esta doença temos de ter o sentido de que, muito embora hoje pareça que não mata ninguém, todos os dias morrem pessoas devido ao VIH, através de infecções oportunistas como infecções pulmonares (tuberculose, pneumonia, etc) ou por um outro vírus como o citomegalovírus.
Crê-se que hoje existem mais pessoas infectadas com o VIH, em Portugal, de que há vinte anos atrás, quando esta pandemia começou a dispersar-se.
Isto é o resultado da inexistência de uma política suprapartidária, nacional, consciente, não moralista nem moralizante e, bem definida de combate ao VIH, através de campanhas de informação, dirigidas a todos os cidadãos e cidadãs, que se rião iniciar, que se iniciam, já têm ou recomeçam uma vida sexual activa.
Nunca houve da parte dos principais partidos que têm feito sucessivos governos, PSD e PS, qualquer esforço para além do apoio no que concerna à medicação.
Mas a prevenção/informação, consciente, pode e produz cidadãos com conhecimento para se prevenirem de infecções sexualmente transmissíveis.
Hoje já existem muitos que para além de serem portadores de VIH, têm outras infecções associadas, como a sífilis, herpes genital, hepatite B e C, etc.
Aqui se pretende dar voz a quem não tem, longe das ong e que a elas não recorrem com medo de se exporem publicamente. É para todos aqueles que querem ajudar a mudar a actual situação em que o Ministro da Saúde(MS), pretende que se pague 10€, no levantamento dos medicamento, em que o MS cedeu às pressões da Associação Nacional de Farmácias (ANF), para estes distribuirem os antiretrovirais e com isso, as farmácias, arrecadarem de todos nós (contribuintes pagantes) cerca de 30% a mais no valor base do medicamento, acrescido de 5% para a empresa distribuidora dos mesmos, elevando assim o preço final para todos os portugueses pagarem o que até aqui tem sido distribuído sem margens de lucro e, com grande eficácia, pelos Hospitais.
Há que ter em conta que a indústri farmacêutica, que produz este medicamentos, teve de baixar em 6% o valor dos mesmo (imposição ministerial e governamental).

2 comentários:

AEnima disse...

Ola,

A 125 veio disse-me que tinhas um blog. Queria antes de mais nada agradecer-te pelos esclarecimentos que me deste no blog dela aqui ha uns tempos atras. E em segundo lugar, queria agradecer-te de te expores e contares aqui o dia-a-dia de uma pessoa infectada. Porque precisamos todos de saber exactamente com o que lidamos. Porque ha coisas que nao aprendemos nos livros. Porque basta que este blog sirva para elucidar uma unica pessoa, ja teve um papel tao importante na sua existencia.

Obrigado por partilhares.

Importaste que faca publicidade ao teu blog no meu? Acho que estas a desempenhar um papel socialmente demasiado importante para demorar a ser conhecido... quantos mais te lerem, melhor, nao achas?

Um beijinho com carinho.

Claudia Ganhao disse...

Parabéns pela coragem!
Voltarei com toda a certeza!