segunda-feira, dezembro 18, 2006

Filadélfia à Portuguesa (lembram-se do filme com o Tom Hanks?)


A Lei contra as pessoas com deficiência ou com riscos agravados de saúde, onde se incluem os portadores de VIH e de hepatite C, foi publicada no Diário da República em 28 de Agosto de 2006. O diploma que estabelece penas que podem ir desde multas ao encerramento de empresas durante dois anos, apanhou as companhias seguradoras de surpresa (e não só!!), uma vez que as vai obrigar a fazer seguros de vida a pessoas a que até agora não eram aceites por esta cobertura.
Segundo o jornal OJE apurou, as seguradoras estão neste momento a estudar as implicações deste diploma, embora ainda esteja por sair a regulamentação específica. e admitem incluir cláusulas de exclusão, que as isente de pagar o seguro quando o segurado morrer de uma doença existente à data da contratualização.
fontes do sector preveem ainda um aumento da conflitualidade, uma vez que algumas doençãs têm implicações várias que podem resultar em sinistros. nesse caso as eguradoras vão argumentar com a exclusão e o não pagamento das indeminizações.
A Lei considera práticas discriminatórias, entre outras, "a recusa ou o condicionamneto de venda, arendamento ou subarrendamento de imóveis, bem como o acesso ao crédito bancário para compra de habitação, assim como a recusa ou penalização na celebração de contratos de seguros" devido a deficiência ou risco agravado de saúde do requerente.
Quem se sentir discriminado e recorra a tribunal, pode receber uma indeminização, com as sentenças a serem obrigatoriamente tornadas públicas. caberá ao Secretariado para a Reabilitação e Integração das Pessoas com Deficiência acompanhar a lei, elaborar pareceres não vinculativos e apresentar um Relatório Anual ao Governo, sobre os actos discriminatórios e sanções.

5 comentários:

Anónimo disse...

Será que se pode dizer que finalmente algum coisa vai acontecer??? Bjs

AEnima disse...

Ola!

Olha, ando com um bocadinho de pressa por isso ainda nao li o teu post e venho aqui comentar noutra altura. Mas queria fazer-te uma perguntinha rapida.

Ha um projecto a ser levado a cabo aqui http://www.aidsalliance.org e preciso urgentemente de perceber a pacotes sobre a medicacao ARV (pormenores tecnicos de medicina/quimica, sintomas, efeitos secundarios, essas coisas). Ajudas-me a encontrar informacao confiavel na internet?

Agradecia-te muito!

Olha, desculpa "usar-te" para todas as duvidas que tenho sobre estas questoes, mas como te disse nao conheco mesmo mesmo ninguem que sofra da doenca (que eu saiba, claro) e bem que tento pesquisar na net, mas as vezes parece que me dao informacao contraditoria... e ve-se de tudo... muita publicidade nas farmaceuticas, etc etc... Eu sou economista, nao percebo muito de medicina para alem do comum aos leigos. Se souberes de alguma associacao que espalhe informacao tecnica, agradecia. Aqui no SC HIV/AIDS council tb me perguntaram se eu nao me importava ir a umas escolas dar umas palestras sobre safe sex (creio que me acharam bem informada sobre o assunto e sem preconceitos e tal) e, nao eh para ja, mas ja fiquei meio ah rasca sobre como me dirigir a um publico tao jovem numa terra tao conservadora como esta. Mas irei fazer o meu melhor!!! Prometo!

Beijinhos

AEnima disse...

ola! Vim agradecer-te! Ja comecei a estudar umas coisas mais a serio e fui seguindo os websites que indicaste e os links dai... vamos la ver se o projecto vai para a frente ou nao. Nos ultimos dias tenho andado meio "despassarada" com uns acontecimentos pessoais e tenho tido pouca cabeca para trabalhar, espero que isto melhore!

olha, uma coisa que gostava de perguntar, que percebo a intuicao que esta por tras do procedimento mas queria saber exactamente a opiniao profissional de porque eh que eh tao fundamental obter a autorizacao do paciente para fazer o teste ao HIV. Aqui ate tive que assinar um papel, e em portugal nunca fiz isso. Eu percebo a salvaguarda do direito de privacidade, de ser, de saber, de cada um, mas talvez me esteja a falhar alguma coisa mais importante.

Muito obrigado pelas dicas sobre a palestra, principalmente a do questionario, muito boa ideia. Vou fazer um esquema de algumas coisas a falar e discutir isso com a senhora la do council.

Beijinhos e um feliz natal, junto dos que te sao queridos, e um 2007 cheio de forca para combater esses virus ranhosos!

AEnima disse...

adorei, adorei, adorei o teu poema personalizado. Mil beijinhos!!!

125_azul disse...

Achas que a lei é para cumprir ou é como as outras???
A ver vamos, como diz o ceguinho...
Continuo no cativeiro e isto está a complicar-se um bocadinho. Cá estamos. Consegui fazer um post e dar umas voltinhas por aqui, mas uso do telemóvel e do pc está muito condicionado, como sabes.
Enfim, amigo, é só mais uma prova, certo? Beijinhos à Maria, à Joana, ao Ricardo, ao Joaquim e ao resto dos meninos e meninas daí