quinta-feira, maio 24, 2007

Anti-democracia, 25 países bloqueiam conteúdo gay na internet


Uma pesquisa realizada pelas universidades de Oxford, Cambridge, Harvard e Toronto mostra que a censura na internet está crescendo. De 41 países pesquisados, ao menos 25 impõem filtros ou bloqueios ao conteúdo que seus cidadãos acessam.China, Irão, Síria, Tunísia e o Vietname são as nações que utilizam os filtros mais rígidos relacionados à política. Arábia Saudita, Sudão e Emirados Árabes Unidos são mais rígidos em relação às práticas sociais, bloqueando páginas pornográficas e sites gays e lésbicos. De acordo com os pesquisadores, o número de nações que bloqueiam conteúdo pode ser bem maior, uma vez que a pesquisa foi realizada em apenas 41 nações, excluindo diversas regiões do mundo, como América do Norte.

“Nos últimos cinco anos, partimos da censura em poucos países, como China, Irão e Arábia Saudita, para ao menos duas dúzias. Conforme esse tipo de bloqueio cresce, temos mais motivos para nos preocuparmos com o impacto dessa censura nos direitos humanos, no ativismo político e no desenvolvimento econômico”, afirmou à revista “Technology Review” John Palfrey, diretor-executivo do Centro Berkman para Internet e Sociedade na Escola de Direito de Harvard.

Os testes para o estudo foram realizados durante o ano de 2006 e no início de 2007.

O instituto utilizou ferramentas que testam remotamente os filtros, além de contar com a contribuição de pesquisadores locais que analisaram o uso da internet dentro de seus países.

2 comentários:

125_azul disse...

No Brasil, no jogo do bicho, 24 é veado, 25 não sei... haja santa paciência!

AEnima disse...

E' uma vergonha, verdadeiramente uma vergonha. Tiram-nos a liberdade de expressao dia a dia e ainda ninguem se apercebeu! Ai que estou com medo do nosso futuro! Estou mesmo!

Olha, ja reparei que so eu, a azulita e meia duzia de leitores esporadicamente se dao mesmo ao trabalho de ler os posts e comentar e tal... Nao pode ser. Poes aqui muita informacao importante. Um dia destes tenho que tirar um tempinho para te fazer uma publicidade maior.

Beijocas