domingo, junho 03, 2007

Barroso anuncia doação de 400 milhões de euros para combater Sida, Tuberculose e Malária



A Comissão Europeia vai contribuir, até 2010, com 400 milhões de euros para o Fundo Global de Luta contra a Sida, Tuberculose e Malária, anunciou hoje, em Bruxelas, o líder do executivo comunitário, Durão Barroso.
Uma primeira fatia de 100 milhões de euros será disponibilizada imediatamente e os restantes 300 milhões serão atribuídos entre 2008 e 2010.
O anúncio foi feito após uma reunião com responsáveis do Fundo Global e de outras organizações envolvidas no combate a estas doenças, incluindo o antigo Presidente da República Jorge Sampaio.
Uma semana antes da cimeira do G8, em Berlim, José Manuel Durão Barroso garantiu também que irá levantar o tema perante os líderes dos países mais industrializados.
A verba hoje anunciada pela Comissão "é uma parte do esforço da União Europeia", que, no seu conjunto, contribui com mais de metade - 55 por cento - do orçamento do Fundo Global.
"Vamos pedir aos outros que dêem mais, mas todos temos que contribuir para o esforço global", sublinhou Barroso.
Outro palco privilegiado para abordar a questão da saúde pública, adiantou, será a Cimeira UE/África, que se realizará em Lisboa, durante a presidência portuguesa da União, em Dezembro.
Por seu turno, o director-executivo do Fundo, Michel Kazatchkine, salientou que as estimativas actuais apontam que diariamente são salvas 3.000 vidas graças aos programas desenvolvidos através da organização.
O enviado especial das Nações Unidas para a iniciativa "Parar a tuberculose", Jorge Sampaio, lembrou que é precisa "muita luta para erradicar esta doença, que mata 5.000 pessoas por dia".
"A saúde passou a ser uma questão pública global, o que traz aspectos positivos no campo da investigação e da prevenção", sublinhou.
Sampaio disse ainda que devem ser melhorados o acesso aos medicamentos e aos meios de diagnóstico, além de ser necessária a investigação de novas vacinas e de novos medicamentos.
O Fundo Global de Luta contra a Sida, Tuberculose e Malária é um instrumento financeiro destinado a ajudar os países em desenvolvimento a combater estas três doenças.


© 2004 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.2007-05-31 13:00:01

Sem comentários: