sexta-feira, fevereiro 29, 2008

Abacavir e ddI relacionados ao maior risco de ataques cardíacos


Muito se sabe sobre a relação entre a terapia anti-HIV e o maior risco de doenças cardiovasculares.
Resultados recentes do estudo DAD apresentados durante Décima-Quinta Conferência sobre Retrovírus e Doenças Oportunistas (CROI) sugerem que o tratamento com os NRTIs [Inibidores da Transcriptase Reversa Nucleosídeos] abacavir (Ziagen, também em combinação com os comprimidos Kivexa e Trizivir) e ddl (didaosina, Videx) aumenta significamente o risco de infarto do miocárdio, ou ataque cardíaco.
Mais de 30.000 pacientes estão registrados para o estudo DAD e os investigadores acompanharam os dados por sete anos a fim de checar se houve associação entre o tratamento com NRTIs e o risco aumentado de infarto do miocárdio.
Eles descobriram que o tratamento com o abacavir, nos seis meses anteriores, aumentava o risco de infarto do miocárdio em 94% e que o tratamento recente com o ddl aumentava em 53% o risco de ataque cardíaco.
Os pesquisadores acreditam que as descobertas tem particular importância para as pessoas que apresentam alto risco de doença cardíaca. Por exmplo, as pessoas que fumam ou aquelas que possuem um histórico familiar de doença cardiovascular.
Deixar de fumar, fazer exercícios físicos regularmente e seguir uma boa dieta podem reduzir o risco de ataque cardíaco. Os pesquisadores afirmam também que um fumante tomando abacavir reduziria mais o risco de doenças cardíacas parando de fumar do que deixando de tomar o abacavir.
Eles recomendam que os pacientes tomando qualquer dos medicamentos e que estão preocupados com seus riscos de ataque cardíaco deveriam conversar com seus médicos com relação à troca ou não do medicamento.

Sem comentários: