sexta-feira, fevereiro 29, 2008

Atazanavir em pacientes novos ao tratamento


De acordo com os princípios atuais do Reino Unido para tratamento de HIV , o Atazanavir (Reyataz) não é recomendado para terapia anti-HIV de primeira linha. Recomenda-se, então, o Kaletra (lopinavir/ritonavir) para pacientes novos ao tratamento, o que é uma opção específica entre pacientes que decidem começar tratamento com inibidores de protease.
O Atazanavir possui algumas vantagens. É tomado apenas uma vez ao dia e parece ter menos probabilidade de causar diarréia em comparação aos outros inibidores de protease.
Um estudo apresentado à CROI mostrou que o atazanavir reforçado pelo ritonavir poderia ser uma opção segura e eficaz para as pessoas iniciando tratamento anti-HIV. Comprovou, também, que os pacientes que começaram a terapia anti-retroviral com uma combinação de medicamentos incluindo o atazanavir de dose única foram tão propensos a ter uma carga viral indetectável (abaixo de 50 cópias/ml) após um ano, quanto os pacientes que começaram tratamento com um regime contendo o Kaletra tomado duas vezes ao dia
As contagens de células CD4 aumentaram da mesma forma em pacientes tomando os dois medicamentos.
Menos pacientes tomando o atazanavir sofreram náusea ou diarréia. E, em pacientes tratados com atazanavir, as taxas de gordura no sangue também foram mais baixas. Mas o atazanavir pode causar um efeito colateral chamado hiperbilirubinemia, o qual involve um amarelado da pele e branco dos olhos.

2 comentários:

Janete disse...

Quero saber se esse amarelado nos olhos é pertinente ou melhora some com o tempo ?E quanto tempo?

Janete disse...

Quero saber se esse amarelado nos olhos é pertinente ou melhora some com o tempo ?E quanto tempo?