quinta-feira, março 06, 2008

Mais evidências para início antecipado do tratamento para HIV?


Atualmente, os princípios para tratamento de HIV recomendam que a terapia anti-HIV deva ter início quando a contagem de células CD4 de uma pessoa estiver em cerca de 350 células/mm3.
Mas há situações em que o tratamento deva ser iniciado quando as contagens de células CD4 estiverem ainda mais altas?
Evidências apresentadas à CROI sugerem que sim. Os investigadores observaram as taxas de progressão da doença do HIV e de morte de 23 coortes. Eles descobriram que os indivíduos HIV-positivos corriam um maior risco de vida do que a população em geral, mesmo quando as contagens de CD4 estavam acima de 350 células/mm3.
Mais de 46.000 pacientes foram incluídos na análise dos pesquisadores. Homens gays tiveram apenas um ligeiro aumento no risco de morte comparados à população em geral, mas, para os homens heterosssexuais e as mulheres, o risco de morte foi três vezes maior e, alguns, dez vezes maior para usuários de drogas injetáveis.
Embora os pesquisadores saibam que outros fatores, adversos ao HIV, podem ser a base para o maior risco de morte em alguns pacientes, particularmente os usuários de drogas injetáveis, eles acreditam que o próprio HIV estava causando as mortes, mesmo entre os pacientes com contagens de células CD4 mais altas.
Os resultados desse estudo parecem contribuir para a discussão sobre qual seria o melhor momento para começar tratamento anti-HIV. Hoje, alguns médicos pensam que o início de terapia anti-retroviral, quando a contagem de células CD4 estiver em 500 células/mm3t, traz benefícios

1 comentário:

AEnima disse...

Tanta informação nova! Já li tudo... feliz de saber dos progressos e resultados. Estamos no bo caminho... e melhores notícias nesta frente virão em breve, estou com esperança :)

Pena continuar a ver a calamidade africana por falta de informação e tratamento. Pena saber que em países como os US, mesmo sabendo que deviam começar a tomar os medicamentos o mais depressa possível, a maioria não o vai fazer por falta de $.

Parece-me importante começar a atacar noutra frente - a da legislação e acesso a cuidados de saúde a todos, pois hoje em dia, uma infecção já não é uma sentença de morte.