quinta-feira, março 06, 2008

Darunavir desempenha bem em crianças experientes com tratamento


O tratamento anti-HIV pode desempenhar bem em crianças. Porém, há menos medicamentos anti-retrovirais disponíveis para o tratamento de HIV em crianças do que em adultos, o que pode ser um problema, já que muitas crianças possuem o HIV resistente aos medicamentos.
O Darunavir (Prezisata) é um inibidor de protease reforçado pelo ritonavir e é uma importante opção de tratamento para adultos com o vírus resistente aos medicamentos.
Os resultados de um estudo apresentado à CROI mostram que o darunavir/ritonavir é um medicamento seguro e eficaz para crianças e adolescents que administram muitos medicamentos anti-HIV.
Um total de 80 crianças com idade entre seis e 17 anos foram incluídas no estudo. Elas receberam os medicamentos mais eficazes anti-HIV, escolhidos pelos testes de resistência, e o darunavir/ritonavir dosado por peso. As crianças apresentaram bastante resistência aos medicamentos anti-HIV.
Contudo, depois de seis meses de tratamento com a combinação de base darunavir/ritonavir, 50% teve uma carga viral abaixo de 50 cópias/ml e quase dois-terços tiveram uma carga viral abaixo de 400 cópias/ml.
Somente um paciente deixou de tomar o medicamento, devido aos efeitos colaterais. Por outro lado, houve apenas leves efeitos colaterais para a maioria das crianças, como problemas na barriga ou febre.

Sem comentários: