terça-feira, março 18, 2008

Tratamento para prevenir a transmissão mãe-bebê


Tratar das mães infectadas pelo HIV com tenofovir e FTC (emtricitabina), por uma semana depois do parto, adicionado a uma dose única de nevirapina durante o parto, é uma medida segura e ajuda a prevenir a transmissão para os bebês do vírus resistente à nevirapina.
Um estudo apresentado à CROI incluiu 38 mães HIV-positivas na África e Ásia. Todas as mulheres receberam o AZT (zidovudina) desde a 28ª semana de gravidez a fim de prevenir a transmissão mãe-bebê. Durante o parto, elas também receberam uma dose única de nevirapina, assim como o tenofovir e FTC. Elas permaneceram, então, com uma semana de tratamento com o tenofovir e FTC. As crianças receberam a nevirapina no nascimento e o AZT durante a primeira semana de vida.
Esse tratamento levou a grandes quedas nas cargas virais das mães. Nenhuma das crianças foi infectada com o vírus resistente aos medicamentos.
Cerca de um-quarto das mulheres sofreram efeitos colaterais e incidentes adversos foram observados em um proporção similar das criançcas. Porém, é provável que muitos destes não tenham sido relacionados ao uso dos medicamentos anti-HIV

Sem comentários: