terça-feira, março 18, 2008

Tuberculose resistente ao tratamento


O controle inadequado da infecção, em vez da não-aderência ao tratamento, consiste freqüentemente na causa subjacente aos novos casos de tuberlculose resistente ao tratamento na África do Sul.
A tuberculose resistente ao tratamento consiste em um problema crescente no mundo todo e casos de infecção por tuberculose altamente resistente ao tratamento de segunda linha (XDR-TB) vêm emergindo.
Os pesquisadores procuravam as razões pelas quais os pacientes estavam contraindo a tuberculose resistente ao tratamento. Por isso, conduziram um estudo incluindo pacientes com um histórico prévio de tuberculose e que foram, depois, diagnosticados com a tuberculose resistente a múltiplos medicamentos (MDR-TB) ou a XDR-TB.
Incluiu-se um total de 17 pacientes, maioria dos quais eram HIV-positivos.
Os exames mostraram que cada paciente tinha sido re-infectado com a classe resistente ao medicamento para tuberculose.
A re-infecção com a tuberculose resistente ao medicamento teve sérias conseqüências – 15 dos pacientes morreram dentro de duas semanas após o diagnóstico da infecção.
O controle adequado da infecção torna-se essencial para o controle da tuberculose resistente ao tratamento, enfatizam os estudiosos.

Sem comentários: